loader image
logo-sprb

Pró-Ética: uma iniciativa vitoriosa da CGU

img

A premiação Pró-Ética foi criada para fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade e de prevenção à corrupção. É uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), na qual as empresas aprovadas passam a integrar a lista Pró-Ética e são reconhecidas por possuírem Programas de Integridade adequados à legislação anticorrupção.

Os parâmetros de avaliação são os do Decreto nº 8.420/2015, que regulamentou a Lei Anticorrupção. Importante ter em mente que não é feita uma avaliação em relação à efetividade do programa.

A avaliação é primordialmente documental e cobre 7 áreas: comprometimento da alta direção, políticas e procedimentos; comunicação e treinamento; canais de denúncia e remediação; análise de risco e monitoramento; e transparência e responsabilidade no financiamento político e social. O candidato precisa obter nota final maior ou igual a 70 (de 100) e, ao mesmo tempo, atingir um mínimo de 40% em todas as áreas do questionário.

Todas as empresas avaliadas (e não apenas as aprovadas) recebem um valioso relatório com análise detalhada de seu Programa de Integridade, o que representa um interessante benefício, sobretudo porque todo o processo não tem custos e é realizado pela CGU.

Já para as empresas aprovadas, dois benefícios são evidentes, o reconhecimento público de que a empresa tem um bom Programa de Integridade e a publicidade positiva gerada pela premiação.

Mas existe um terceiro benefício extremamente interessante e pouco falado: a criação de engajamento e motivação para conseguir a premiação. Ao contrário dos dois benefícios anteriormente citados, este tem a ver com questões internas. Elaborar um Programa de Integridade é diferente de implementá-lo. A elaboração depende de técnica, já a implementação depende de mudança de cultura, o que, em geral, significa um grande desafio.

Quando existe um objetivo final bem delineado, um ponto de chegada, um pódio, a mente humana se motiva mais facilmente. Logo, a mudança de cultura flui com mais facilidade. Por isso, implementar um Programa de Integridade com vistas à premiação Empresa Pró-Ética é uma boa estratégia para movimentar a empresa a se engajar na implementação do programa.

Ter de forma clara e precisa uma meta objetivamente delimitada motiva a empresa e evita a postergação da fase “em implantação”.

A premiação é bianual e os interessados podem se inscrever durante o prazo de inscrições.

Confira a matéria do nosso cliente: https://www.radixeng.com.br/noticias/966/radix-recebe-premiacao-como-empresa-pro-etica-pela-quarta-vez-seguida

Alan Bittar – Sócio do SPRB e responsável por cases de sucesso relacionados ao Pró-Ética desde 2015

Pesquisar

Mais recentes

Mais recentes

Publicações

Confira as novidades e insights relacionados às nossas áreas de atuação.
Fale conosco

Contato

Endereço

SHIS QL 20, conjunto 1, casa 17 - Lago Sul, Brasília, Distrito Federal, 71.650-115.

E-mail

contato@sprb.com.br

Telefone

(61) 99970-6593

Funcionamento

Seg-Sex: 8h-18h

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: bsaux